×

Sua Conta

Preencha os campos e acesse sua conta

E-mail, CPF ou CNPJ do titular
Senha
Mostrar/Esconder a senha
Esqueci a senha

Login ou senha são inválidos.

Processos de Tratamento

Processos de Tratamento

Infográfico sobre o Processo de Tratamento

Gradeamento

Etapa do tratamento responsável pela retenção dos sólidos grosseiros (latas, garrafas pet, papelão, entre outros) do esgoto bruto, evitando o entupimento e danos em tubulações e bombas.

 

Caixa de Areia

Etapa do tratamento responsável pela retenção de sólidos finos (areia, cascalho, pedrisco, entre outros) presentes no esgoto bruto, evitando desgaste por abrasão em equipamentos e tubulações.

 

Elevatória de Esgoto Bruto

Sistema composto por conjunto moto-bomba, responsável pelo bombeamento do esgoto bruto para o início do tratamento biológico nos tanques de aeração.

 

Tanque de Aeração

Etapa responsável pelo tratamento biológico do esgoto através da degradação da matéria orgânica por bactérias aeróbias. Este processo requer a injeção mecânica de ar para auxiliar o processo de degradação da matéria orgânica.

 

Decantador Secundário

Etapa do tratamento responsável pela separação física do lodo (composto por sólidos sedimentares e flutuantes do efluente tratado). Parte do lodo retorna para o Tanque de Aeração (lodos ativados) e parte é destinada ao digestor aeróbio de lodo.

 

Digestor Aeróbio de Lodo

Etapa do tratamento responsável pela digestão aeróbia e inertização do lodo, reduzindo a matéria orgânica e condicionando o lodo para a etapa de desidratação.

 

Leito de Secagem do Lodo

Etapa do tratamento responsável pelo recebimento do lodo dos digestores aeróbios de lodo, tendo a finalidade de reduzir o teor de umidade com a drenagem e evaporação da água após o período de secagem.

 

Nereda

Construída em 2016, a nova ETE Deodoro tem capacidade de tratamento de 750 litros por segundo, o que atende a uma população de 430 mil pessoas. É a primeira e maior Estação de Tratamento de Esgoto com a tecnologia Nereda no Brasil.

A tecnologia Nereda realiza o tratamento de esgoto sanitário a partir da Biomassa Granular Aeróbia, ou seja, o lodo. O lodo é produzido como parte do processo biológico de depuração do esgoto pelas bactérias. Ela foi criada na Holanda, pela Universidade de Tecnologia de Delft, e desenvolvida ao longo de 20 anos a partir de uma parceria público-privada entre a Universidade, a Fundação Holandesa para a Investigação Aplicada na área das Águas (STOWA) e a empresa Royal HaskoningDHV.

Atendimento
Fale conosco por telefone, chat ou vá até a loja mais próxima