Zona Oeste Mais recebe comitiva da Sabesp
A Zona Oeste Mais Saneamento, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto em 24 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu na última semana uma comitiva da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A visita proporcionou à equipe da Sabesp uma oportunidade de conhecer em detalhes as Estações de Tratamento de Esgoto de Deodoro e Bangu, que utilizam a tecnologia inovadora Nereda, desenvolvida na Holanda. Essa tecnologia aplica processos biológicos naturais para tratar o esgoto com maior eficiência e sustentabilidade em comparação aos métodos convencionais.
- Estamos implementando o primeiro sistema Nereda da Sabesp, uma planta de grande porte. Essa visita nos permite entender melhor o funcionamento da tecnologia e discutir aspectos cruciais, como operações, custos, e dimensionamento de equipe para uma planta desse tipo - explicou Flávio Machado, assessor técnico da superintendência de esgoto da Sabesp.
Para Ciro Rolim, gerente de operações da Zona Oeste Mais, a presença de uma empresa do porte da Sabesp é um sinal claro de reconhecimento pelo trabalho de excelência que a concessionária vem realizando desde 2012.
- Desde 2016, estamos operando com a tecnologia Nereda, e a cada dia aprimoramos nosso conhecimento e expandimos nossa capacidade de tratamento. Esse intercâmbio de experiências é extremamente enriquecedor e nos ajuda a melhorar cada vez mais o serviço que oferecemos aos nossos consumidores - destacou.
A Estação de Tratamento de Esgoto Deodoro, a primeira no Brasil a adotar o sistema Nereda, foi reformada em 2016 e hoje beneficia 450 mil moradores. Já a ETE Bangu, inaugurada em 2022, tem capacidade para atender 300 mil pessoas, fortalecendo o compromisso da Zona Oeste Mais com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população local.