Zona Oeste Mais Saneamento lança o Projeto Muda o Amanhã no Parque Estadual da Pedra Branca!

Na última sexta-feira, 21 de março, a Zona Oeste Mais Saneamento deu um grande passo na preservação ambiental com o lançamento do Projeto Muda o Amanhã. A iniciativa de reflorestamento ambiental prevê, já no primeiro ano, o plantio de 5 mil mudas nativas da Mata Atlântica no Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo.
Além de recuperar áreas verdes, o projeto contribuirá para a captura de toneladas de CO₂ por ano, ajudando a reduzir os impactos das emissões de gases de efeito estufa. O Muda o Amanhã nasce de uma parceria entre a Zona Oeste Mais Saneamento e o programa Replantando Vida, criado pela Cedae, e conta com o apoio da Trilhas Transcarioca.
Como parte da iniciativa, haverá repasses mensais de mudas e palestras educativas para visitantes e escolas da região, reforçando a conscientização ambiental.

“Nosso propósito é olhar para todas as etapas do ciclo do saneamento — da coleta e tratamento à destinação final dos resíduos — sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade. Utilizar o lodo gerado no processo de saneamento para o replantio de árvores é um exemplo de como podemos transformar desafios ambientais em soluções para o futuro”, afirma Daniel Moura, presidente da Zona Oeste Mais.
Comprometida com o meio ambiente, a Zona Oeste Mais Saneamento já ampliou de 5% para 62% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto em 24 bairros desde 2012, tratando mais de 110 milhões de litros de esgoto por dia. O lodo resultante desse processo é reaproveitado na produção de mudas, em parceria com a Cedae, e também utilizado na compostagem para produção de adubo orgânico, empregado na agricultura e em hortas escolares. Com iniciativas como o Muda o Amanhã, a Zona Oeste Mais Saneamento reforça seu compromisso com um futuro mais verde e sustentável para todos.
