ETE Bangu é inaugurada para atender 300 mil moradores!
Concessão para operação e investimentos nos serviços de esgotos em 24 bairros da Zona Oeste amplia o tratamento dos esgotos na região de 85 mil para quase 1 milhão de pessoas
A Zona Oeste Mais Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de 24 bairros da Zona Oeste do Rio, inaugurou neste domingo, 5 de junho, ao lado do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a ETE Bangu, com capacidade para tratar até 500 litros por segundo.
A ETE Bangu levará tratamento de esgoto para cerca de 300 mil moradores dos bairros de Bangu, Gericinó, Jabour e parte de Senador Camará. Com a implementação desta Estação, a Baía de Guanabara deixa de receber mais de 28 milhões de litros de esgoto, por dia, que chegavam através do Rio Sarapuí.
- Temos muito orgulho de entregar essa Estação de Tratamento para a população e ajudar a preservar o meio ambiente. Sabemos que o Saneamento Básico é fundamental para o desenvolvimento da Zona Oeste e trabalhamos há 10 anos com esse objetivo – disse Daniel Moura, presidente da Zona Oeste Mais Saneamento.
10 anos de Operação da Zona Oeste Mais Saneamento
Em 10 anos, a população da Zona Oeste com esgoto tratado saiu de 5% para 56%, o que corresponde a quase 1 milhão de pessoas, graças a mais de 600 km de novas redes de esgoto instaladas. As mudanças seguiram com a ETE Deodoro, totalmente modernizada com a tecnologia holandesa Nereda, e capacidade de tratamento de 750 litros por segundo, além da duplicação da ETE Vila Kennedy.
Além destas duas e da inauguração da ETE Bangu, outras 22 ETEs e 79 Estações Elevatórias foram reativadas ou recuperadas, e mais 114 ETEs de Programas do Governo Federal, estão em funcionamento, compromissos assumidos ao longo da concessão, resultado de um investimento de quase R$ 1 bilhão.
Ao longo deste período, houve também um trabalho voltado para a aproximação com a comunidade e o ensinamento sobre a importância do tratamento do esgoto, como os projetos de conscientização “Circuito Móvel” e “Portas Abertas”, que, por meio de visitas às escolas e recepção de alunos nas ETEs, ensinam de forma lúdica, a importância e o funcionamento do saneamento básico às crianças. Nestas ações, mais de 170 escolas já foram contempladas, atingindo mais de 5 mil alunos e 600 professores.
Na formação profissional, a Zona Oeste Mais contribuiu com o “Qualifica Mais”, uma parceria com o SESI e a Firjan que visa mitigar o problema da baixa empregabilidade na região, capacitando moradores com um curso de Bombeiro Hidráulico. Cerca de 30% dos formandos integram o quadro de funcionários da empresa.
Esses 10 anos de operação reforçam o nosso compromisso pelas próximas duas décadas: promover muito mais para a Zona Oeste, transformando a região. Vamos para mais conquistas, mais realizações!
Zona Oeste Mais. 10 anos mudando a sua vida.